A Carta Roubada

Edgar Allan Poe



Edgar Poe nasceu em 1809, filho de um casal de atores pobres.Criado pelo rico comerciante John Allan, teve uma educação primorosa e foi desde cedo notado pelo talento extraordinário,associado a um caráter difícil e rebelde, causa de sua expulsão de vários colégios.Em conseqüência  de desentendimento, rompeu com seu pai de criação e procurou viver como escritor e jornalista.
Em 1836, casou-se com uma prima,que ainda não completara  quatorze anos de idade.A figura da jovem esposa –beleza destinada à morte prematura – somou-se, em seu mundo imaginário, à tênue figura da mãe perdida na infância.enfrentou enormes dificuldades, agravadas pelo alcoolismo.Sua vida trágica encerrou-se cedo: em 1849, dois anos depois do falecimento de sua mulher, ele morreu, aos quarenta anos, em circunstâncias misteriosas.
Edgar Allan Poe é o primeiro grande escritor americano.
Escreveu poemas, contos, um romance e crítica literária, e em todos esses gêneros deixou a marca de sua genialidade.Seus contos, porém, são a parte central de sua produção:ele é um mestre estupendo do conto fantástico e de terror, assim como do conto de mistério e raciocínio.Neste último caso inclui-se “A Carta Roubada”, cujo detetive,  Dupin , é um percursor do Sherlock Holmes de Arthur Connan  Doyle.
Resumo


Dupin mora em paris com seu amigo. Certo dia o policial senhor G*** entra em sua casa para pedir conselhos ao roubo de uma carta, que fora roubada dos aposentos reais.
Quando o delegado volta passado alguns, por não ter desvendado o crime diz a Dupin que daria 50 francos a quem lhe ajudasse a achar a carta.
Dupin fala a ele que preencha o cheque que ele lhe daria a carta.
Seu amigo o pergunta como havia conseguido achar a carta. Diz que quando foi a casa do ministro viu um porta cartas pendurado na lareira,com um documento que havia reconhecido, a carta roubada.
A reconheceu pelo selo que tinha aspecto  que havia sido disfarçado.
Ao sair do apartamento deixou cair sua tabaqueira para voltar no outro dia, fez uma carta igual a original, combinou com um amigo para ter um tiroteio. Quando o ministro vai à janela Dupin troca as  cartas.

Videos e imagens

video: ACarta Roubada


Edgar Allan Poe


livro quatro contos


Curiosidades

Edgar Allan Poe publicou seu primeiro livro de poemas pouco depois de abandonar a Universidade. Dedicou-se à carreira militar, sabendo que não poderia viver só de literatura. Mas não se adaptou à disciplina militar e deixou a carreira das armas.
Passou a escrever para viver e se tornou editor de uma conceituada revista de Richmond: a “Mensageiro Literário do Sul”. Foi um período feliz na vida de Edgar. Casou-se com Virgínia, uma prima bem jovem. Pouco depois, perdeu o emprego, passou por dificuldades financeiras, a esposa adoeceu e, apesar de sua dedicação ao cuidar dela, ela faleceu.
Edgar Allan Poe foi o mais romântico dos principais escritores americanos. Em suas obras, ele não se preocupava em abordar os problemas entre o bem e o mal, nem tampouco dar lições de comportamento. Ele acreditava que, se fosse capaz de criar a beleza e tocar a sensibilidade dos seus leitores, já era o bastante.
Os poemas mais famosos de Poe são O corvo e Os sinos. Alguns críticos preferem “Para Helena” e “Annabel Lee”. O poeta acreditava que nada seria mais romântico que um poema sobre a morte de uma mulher bonita. Muitas de suas obras exploram a temática do sofrimento causado pela morte de um amante. Outra característica de sua poesia é a musicalidade, dando a impressão de que o som é mais importante que o sentido.
Edgar Allan Poe é considerado o “criador” do conto policial, mas seu principal mérito está na habilidade com que montava suas histórias. Ele as planejava como um bom arquiteto planeja um edifício, envolvendo o leitor de tal maneira que o conduz “hipnoticamente” ao desfecho da história. Isso revela o dualismo de sua arte e personalidade: de um lado “visionário e idealista”, mergulhado em poemas de tristeza e narrativas de horror e policiais. Um homem de vida conturbada, dominado pelo vício do álcool e excesso de ópio. Por outro lado, era um “artesão exigente”, um escritor que orgulhava de sua técnica e do racionalismo com que criava suas histórias. É essa dualidade que o projeta como um dos mestres da literatura mundial.
Principais Obras:


Contos
O gato preto, Ligéia, O coração delator, A queda da casa de Usher, O poço e o pêndulo, Berenice, O barril de Amontillado, Assassinato de Maria Roget, Os crimes da Rua Morgue, A Máscara da Morte Escarlate, William Wilson, A carta roubada, O Retrato Oval.


Poemas
O Corvo e outros Poemas (1845), Annabel Lee, A cidade do mar, Para Helena